quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Top 5 - Woody Allen


Hoje o diretor mais querido do cinema está completando 76 anos e como homenagem resolvi fazer um Top 5 dos filmes dele que mais mexeram comigo. Foi muito difícil escolher a posição de cada um e deixar de fora umas coisas maravilhosas tipo Hannah e Suas Irmãs e o recente Meia-Noite em Paris.  É claro que pelo menos 80% dos filmes do Woody Allen são geniais (os outros 20% são apenas bons), mas posso dizer que esses cinco, de uma forma ou de outra, tornaram os meus dias mais bonitos.

5. Manhattan


"Por que vale a pena viver a vida?"

Visualmente, é o filme mais bonito do Woody Allen. A fotografia em preto e branco e a trilha sonora repleta de jazz fazem uma homenagem ao que foi por muito tempo a marca registrada de seu cinema: Nova York. Além disso, tem participação de Meryl Streep, o romance de um homem mais velho com uma adolescente e uma deliciosa lista de coisas que fazem a vida valer a pena.

4. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa


"Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio"

O filme que deu o Oscar para Woody Allen é talvez, um dos melhores do mundo sobre relacionamento. Nada é mais sincero que o amor de Annie Hall e Alvy Singer e fica impossível não se reconhecer nas DRs ou sessões de terapia do casal.

3. Interiores


"Acho que você é realmente muito perfeita pra viver nesse mundo"

Com muitos diálogos, planos longos e nenhuma trilha sonora, Interiores é um drama familiar dos mais perturbadores. Talvez o filme mais diferente da carreira de Woody Allen. Conta a história de três irmãs às voltas com sua mãe, portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo, que não consegue aceitar a separação do marido.

2. Vicky Cristina Barcelona


"Eu só tenho que encarar o fato de que não sou talentosa, sabe? Eu consigo apreciar a arte e adoro música, mas... É triste, realmente, porque eu sinto que tenho muito a expressar e não tenho talento"

O filme que mais me inspira a criar. Ver Penélope Cruz, alucinada, jogando as tintas no quadro me ensinou muito sobre o que é arte. Já em relação ao amor, tenho impressão de que sou bem parecido com a Cristina. Não sei o que eu quero, mas estou irremediavelmente certo sobre o que eu não quero. E por enquanto, isso basta.

1. Match Point


"Há momentos numa partida em que a bola bate no topo da rede e, por uma fração de segundo, ela pode cair para frente ou para trás. Com um pouco de sorte, ela cai para frente, e você ganha. Ou talvez não, e você perde"

A grande tragédia de Woody Allen. Pra mim, Match Point é um carro sem freio em direção ao precipício. Você está vendo o fim do caminho, mas não pode fazer nada para impedir o desastre. Scarlett Johansson nunca esteve tão linda e a sorte nunca foi tão importante.

4 comentários:

Thiago D. disse...

Post lindo. Da lista, não vi Interiores. Fiquei curioso.

Isadora disse...

Só Woody salva, né? Esse lindo...

Anna Vitória disse...

A cada aniversário do Woody Allen me bate um pânico tão enorme de pensar que um dia ele vai morrer que não tenho estrutura pra homenagem alguma. Sou dessas.
Da sua lista, meu favorito é Annie Hall. Já vi muitas vezes e sempre que revejo termino com a impressão de que é melhor do que eu lembrava.
O que menos gosto é Interiores, aliás, gosto menos porque não vi todo, dormi no meio e não tive muita vontade de continuar. Match Point foi o primeiro filme dele que vi, e o que me fez querer ver mais. Manhattan eu vi só uma vez e fiquei muito marcada pela fotografia sensacional e pela beleza descomunal da Meryl Streep nele. Devia ser proibido, sério.
Fiquei feliz em ver Vicky Cristina na sua lista, porque é um filme que muita gente despreza. Eu adoro muito, e fico muito feliz pela existência da Penélope Cruz.
Se fosse fazer minha listra, adicionaria Crimes e Pecados, A Rosa Púrpura do Cairo, Whatever Works e Memórias.
=)

Arthur H. Herdy disse...

O meu favorito, talvez porque tenha sido o primeiro, é "Um misterioso assassinato em Manhattan". É despretensioso na medida certa, leve, só que, infelizmente, nunca é lembrado por ninguém, só por mim.

:(

Acho que o primeiro Woody, como tantas outras coisas, a gente nunca esquece. Se não viu, veja! :D