terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Febre Vintage



Desde que a câmera digital se popularizou, assistimos ao crescimento assombroso do número de aspirantes a fotógrafos. O custo da fotografia diminuiu razoavelmente e hoje um simples celular com câmera pode dar resultados dignos. Mas num mundo dominado por Cyber-shots a graça é ter uma Polaroid, daquelas que a gente precisa balançar pra imagem aparecer no filme.

Foi pensando nisso que dois caras muito espertos (fiquei com preguiça de pesquisar o nome deles no Google) criaram o Hipstamatic e o Instagram, aplicativos pra iPhone ou iPod Touch que transformam suas fotos de celular em charmosos retratos antigos.


O Hipstamatic oferece diferentes tipos de lentes, flashes e filmes que se combinam na hora de captar a imagem (veja o vídeo). O resultado é bem fiel às antigas analógicas. O Flickr tem um grupo formado só por usuários desse aplicativo; dá pra ter uma ideia geral de como as fotos podem ser interessantes.


Já o Instagram vem com filtros mais simples, mas tem a vantagem de ser uma rede social (altamente viciante). A ideia é reproduzir a sensação de usar uma Polaroid. Você tira a foto, aplica o filtro da sua preferência e divulga pros seus seguidores, que podem curtir ou comentar. O bacana é fugir do óbvio e usar a criatividade pra resgatar as emoções que nossas frias digitais já não podem transmitir.

4 comentários:

Isabela Cacique disse...

Ah, eu curto muito esse estilo na foto! Descobri um mundo mágico quando baixei actions pra fazer isso no photoshop. (confesso que na época eu SÓ FAZIA isso, colocava filtro em todas as fotos). Acho que hoje tô na fase natural mesmo e só mudo a claridade das fotos hahaha (:

Laila Leite disse...

To viciada....

Anna Vitória disse...

Poxa, acho isso o maior barato. Sempre tive uma quedona por retratos antigos e com esse charme de polaroid.
Assim como a Isa, também já perdi hooooras brincando com actions no Photoshop.
Ah, e respondendo sua pergunta: não marquei com a Paula mais cedo porque ela tem a agenda muito apertada e é difícil ficar mudando de horário.
Beijo!

Luiza disse...

Eu tenho o hipstamatic e agora baixei o instagram. Viciantes! Esses apps de fotografia são muito legais. Vc ja viu o que faz fotos panoramicas? é muito bom tbm!