sexta-feira, 15 de julho de 2011

Do Tipo Importação


Entrei no Um Que Tenha pra tentar baixar o novo disco do Caetano Veloso, já que minha mãe pediu que eu fizesse uma seleção de MP3 pra ela levar pra Campinas. Uma mãe que nunca apoiou a pirataria ou compartilhamento ilegal de músicas, diga-se. Acontece que, em meio ao excelente acervo do site, acabei encontrando algo ainda mais sensacional: o novo álbum do Trio Esperança, De Bach a Jobim.

Trio Esperança é uma daquelas descobertas que mudam sua vida musical por completo. E desde que ouvi as três irmãs (Eva, Regina e Mariza) cantando Filme Triste, nunca mais consegui me acostumar com outra versão dessa canção. Ou de Expresso 2222, Casaco Marrom, Qualquer Coisa, Corcovado... E confesso: achava que elas nem existiam mais, porque todas as músicas de que eu tinha notícia eram gravações dos anos 60 ou 70. Mas pesquisando agora, descobri que as moças ainda existem (e muito bem por sinal). Elas moram na França.

De Bach a Jobim foi lançado em 2010, somente na Europa. E nele, elas cantam Desafinado, Odeon e até Blackbird (dos Beatles). A minha faixa preferida é Joana Francesa, onde as irmãs misturam francês e português de um jeito extremamente diferente e sedutor. Imagino o sucesso que devem estar fazendo em Paris.

Gosto do Trio Esperança, porque elas lembram minha infância. Porque suas vozes parecem sempre inocentes e coniventes com nossos erros. Suas canções remetem a um tempo onde eu conseguia parar, sentir o cheiro das coisas, perceber suas cores e seus mistérios. O dia passava mais lento e tudo parecia plano de fundo pra bossa nova. Não tinha internet.

Definitivamente, não tinha internet.

PS: Mas hoje tem, então baixa aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar o mapa do tesouro.

Matheus Rufino disse...

Ó como tá valendo a pena reler tudo que deixei passar por aqui, só assim pra eu lembrar de baixar mais coisas dessas moças!