terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Top 10 - Filmes 2010

Podemos dizer que foi um ano bom pro cinema. Tivemos Martin Scorsese, Christopher Nolan, David Fincher, Quentin Tarantino e Woody Allen, entre outros que fizeram o dever de casa direitinho e transformaram 2010 em um ano saboroso pros cinéfilos. Listei aqui os 10 melhores filmes lançados no Brasil desde janeiro, classificados de acordo com o meu gosto (que pode não ser tão refinado quanto o seu, desculpa). Lembrando que, embora eu tenha me esforçado, não vi todos os filmes lançados no ano, então alguma coisa boa pode ter ficado de fora.

10. À Prova de Morte
À Prova de Morte foi lançado em 2007 nos EUA, mas por algum motivo estúpido só chegou ao Brasil 3 anos  depois. Aqui, Tarantino se joga nas cenas de perseguição, nos diálogos intermináveis e no fetiche por pés (cada vez mais doentio, tenho reparado). Mas o que torna esse filme imperdível é sua cena final. Um clímax desses de lavar a alma. Com sangue.

Death Proof
2007
Quentin Tarantino


9. As Melhores Coisas do Mundo
Tenho uma queda por filmes adolescentes e fiquei muito feliz ao ver uma produção brasileira tratar do assunto sem descambar pro clichê ou pra caricatura. Laís Bodanzky, diretora de Bicho de Sete Cabeças, se aventura em um gênero completamente diferente, e não erra a mão. Destaque pra atuação contida e verdadeira de Denise Fraga.

As Melhores Coisas do Mundo
2010
Laís Bodanzky


8. Mother - A Busca Pela Verdade
Do mesmo diretor do aclamado O Hospedeiro, Mother é um filme oriental que conta a história de uma mãe e sua luta para provar a inocência do filho em um homicídio. A narrativa é conduzida com maestria, envolvendo o espectador em uma teia de dúvidas e reviravoltas. Poucos filmes me fizeram torcer tanto pelo protagonista.

Madeo
2009
Joon-ho Bong


7. Minhas Mães e Meu Pai
Julianne Moore e Annette Benning (em sua melhor atuação desde Beleza Americana) são um casal de lésbicas que têm dois filhos gerados através de um banco de esperma. Prestes a ir para a faculdade, a filha mais velha decide conhecer o homem responsável pela doação, o que abala toda a família. Comédia dramática, já apontada como uma das favoritas no Globo de Ouro 2011.

The Kids Are All Right
2010
Lisa Cholodenko


6. Ilha do Medo
O mestre Scorsese cria aqui um thriller com cara de terror dos anos 50. Leonardo DiCaprio vive um perturbado detetive que, enquanto tenta solucionar um misterioso crime, percebe que pode estar sendo enganado pela sua própria consciência. A fotografia sombria e a grandiosa trilha sonora fazem desta ilha um dos cenários mais assustadores do cinema.

Shutter Island
2010
Martin Scorsese


5. A Origem
Talvez o filme mais polêmico do ano. Teve gente que achou tudo um grande radar e teve gente que amou. Eu, definitivamente, sou do segundo grupo. E acredito que qualquer um que realmente tivesse comprado a ideia dos sonhos e se deixado envolver pelo roteiro frenético do Nolan, teria vivido uma experiência arrebatadora na sala de exibição.

Inception
2010
Christopher Nolan


4. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
Foi o começo do fim. E pela primeira parte, podemos esperar algo realmente grande no ano que vem. A série nunca esteve tão profunda, sombria e triste. A sensação que temos, ao longo do filme, é que algo realmente ruim está prestes e acontecer. O trio principal aproveita o foco contemplativo e mostra que, além de celebridades teens, são atores bem competentes.

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1
2010
David Yates


3. Tudo Pode Dar Certo
Woody Allen fechou 2010 com dois filmes e, apesar de ter gostado muito de Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (ainda em exibição nos cinemas), achei Tudo Pode Dar Certo uma comédia bem mais competente. A história do velho neurótico redescobrindo a vida e o amor ao lado de uma adolescente é simplesmente irresistível.

Whatever Words
2009
Woody Allen


2. A Rede Social
Eu poderia enumerar aqui as qualidades do novo filme de David Fincher e o que me fez gostar tanto dele, mas fiz isso no post anterior. Então lê lá. Ah sim, A Rede Social foi eleito o filme do ano pelo Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York. Ano passado quem ganhou esse prêmio foi Guerra ao Terror (que mais tarde também levou o Oscar). Não precisa dizer mais nada, né?

The Social Network
2010
David Fincher


1. Toy Story 3
Acho que só quem cresceu com o Andy vai entender a minha comoção. Quando assisti Toy Story 3 chorei tanto que tive de torcer a camisa depois. O filme pode ter sido a melhor comédia da Pixar, uma história sobre amizade e união, mas pra mim pode ser definido em uma palavra: despedida. E como é triste ter que dar adeus a personagens que me fizeram tão feliz.

Toy Story 3
2010
Lee Unkrich

Que em 2011 tenhamos ainda mais sorte. E pipoca.

2 comentários:

Bárbara Ribeiro disse...

Já separa aí os que eu ainda não vi. Vou ver a prestação, eu sei... Eu e o Caetano.

/isah disse...

Nossa, to doida pra ver "as melhores coisas do mundo". E nossa, odiei minhas maes e meu pai. Foi uma super decepçao pra mim =/ adoro os atores que fizeram o filme, fui com tanta expectativa que me frustrei =/

ai, preciso fazer uma lista dessa tambem mas nem sei por onde começar. e COOMM CERTEZA "a rede social" estaria nela!