segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caetano Veloso e Maria Gadú


Nunca vi um cantor entrar tão sem cerimônia. Eu sou meio espetaculoso, né? E adoro essas entradas triunfais em shows. Não do tipo Xuxa em nave espacial, mas do tipo Marisa Monte que manteve todas as luzes apagadas e cantou durante uns 30 segundos no escuro até que finalmente a luz acendeu e ela estava de costas pro público. Caetano e Maria Gadú chegaram andando de mãos dadas e eu nem aplaudi, porque achei que era gente da equipe vindo dar uma última conferida no cabo do violão.


Ela sem nenhuma maquiagem, ele de camisa preta brilhante. E o show seguiu essa linha minimalista. Os dois sentados, cantando e tocando violão. Apenas. Sem conversinha fiada com o público, sem mudança de cenário ou de roupa, sem interpretações grandiosas. Nada. E segurar um show de quase duas horas só com voz e violão é pra muito pouca gente. Caetano Veloso e Maria Gadú estão entre os que conseguem.


Entraram e cantaram Beleza Pura, depois Caetano saiu e a Gadú ficou fazendo o show dela. Cantou uma versão muito boa de Laranja e quase todos os seus sucessos. Depois o Caetano voltou e eles cantaram mais uma e depois ela saiu, deixando ele fazer seu show. E é claro que suas músicas eram bem mais cantadas que as dela. E ele era bem mais aplaudido que ela. E o mais interessante: quando Maria Gadú saiu do palco, em vez de ir pro camarim, sentou em uma caixa de som e ficou assistindo dos bastidores. Quem não ficaria?


No final os dois voltaram a se unir e cantaram a tríade: Vaca Profana, Rapte-me, Camaleoa e Leãozinho. Tudo com muita sintonia e pouca afetação (só o Caetano que às vezes danava a fazer gestos vergonhosos com os braços). Afinal, quem canta como ele ou toca como ela não precisa de mais nada. Nem de uma entrada grandiosa.

Tirei essas fotos que estão entre os parágrafos e fiz alguns vídeos. O mais completinho é esse aí de baixo:

4 comentários:

Heloisa Leite disse...

Mentira que essas fotos entre os parágrafos foram tiradas por você!!!!! Parecem fotos de revista ou de algum site profissional da internet!! Nem sei dizer no que vc é melhor... fotografar, escrever, cantar, interpretar... e muitas outras coisas mais! Beijão filho!

Anônimo disse...

Bom, dentre todas as coisas q você disse, a que mais me surpreendeu foi que você tirou essas fotos, nooossa elas ficaram incriveis, fotografia d profissional..parabéns...dá pra seguir carreira..:)
by: Fernanda Cardoso

Gab Irala disse...

Sabe que eu não gosto muito de Maria Gadú, acho que iria pelo Caetano.
Que lindas as fotos do show. :)
Beijo.

Nina Vieira disse...

As fotos estão ótimas, Gabriel. Gostei muito. Comprei o cd do show, mas achei muito meia-boca. Foi como reunir Caetano e Roberto Carlos: não houvera um pingo de novidade. E "Odeio"? É uma música muito recente para ter tantas versões em três shows consecutivos do Caê. Gosto muito dele, amo de verdade, mas não me surpreendeu tanto esse dueto com Gadu.
Abraços.