segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Herói É um Assassino


Terminei ontem a terceira temporada de Breaking Bad e acho que nunca fiquei tão empolgado com uma série. Se você ainda não viu nenhum episódio, saia daqui agora e vá fazer isso! Sério. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. A história do professor de química que tem câncer e resolve começar a produzir drogas para deixar algum dinheiro pra sua família é uma das melhores coisas que a televisão americana já fez. E o fim dessa terceira temporada ultrapassou todos os limites do absurdo. Foi espantoso!

Walter White (Bryan Cranston) é, de longe, o herói mais interessante da TV. Desde quando ele começou a produzir e vender metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul), eu sabia que essa história não ia dar certo. O cara tem uma família super careta e um cunhado que, vejam só, trabalha como agente da DEA (departamento de controle de drogas da polícia americana). Eu sempre soube que uma hora ou outra eles iriam cair. Mas olha... Nunca imaginei que fossem cair tão fundo.

*Spoiler pra quem ainda não viu a terceira temporada.


Na primeira e segunda temporada, tudo o que White precisou fazer foi mentir. Mentir para o filho, mentir para a esposa, mentir para o cunhado... Uma teia de mentiras. Uma maior que a outra. Uma mais absurda que a outra. Uma mais perigosa que a outra. E Jesse, o ex-aluno malandrão, sempre dava um jeito de fazer merda e ferrar com tudo. Então eles sempre estavam na iminência de serem pegos. Alguns episódios me faziam levantar do sofá, tamanha a agonia. A série sempre faz uma coisa que é chegar no limite. E quando já está no limite, de um jeito que não tem mais volta, ela vai ainda mais fundo. Só mais um pouco. E depois retorna, de forma majestosa.

Walter White não é um criminoso. Ele nunca mexeu com drogas ou bandidos, não sabe como essas coisas funcionam. É um cara de bem, honesto, ingênuo até, querendo juntar uma grana pra sua família. E a gente torce por ele. Toda uma audiência TORCENDO POR UM TRAFICANTE (parabéns, AMC)! Mas com o tempo essa ingenuidade some, Walter White é corrompido e aceita o fato de que não tem mais jeito. Ele é um criminoso, e agora precisa agir como tal.

A terceira temporada foi toda maravilhosa. No Orangotag, eu não conseguia dar menos de 4 estrelas pra um episódio. E a season finale foi tão incrível que eu acho muito difícil ser superada pela 4ª temporada (que começa a ser exibida hoje pela AXN). Pra continuar vivo e manter o seu mundo funcionando, Walter White obriga Jesse a matar um homem. E essa cena final, quando Jesse vai até a casa de Gale (David Costabile) para matá-lo me deixou completamente sem chão. Gale é um cara ótimo e inocente, mas que teve o azar de ser um químico divino. E eu fiquei com muita pena dos dois ali, se olhando e se entendendo... Foi comovente. Jesse com a plena consciência do que estava fazendo, Gale com a plena consciência de que iria morrer, e eu com a plena consciência de que até hoje nunca tinha visto nada tão bom.

PS: Dia 4 de dezembro esse blog completou 1 ano de vida e ninguém se deu conta disso. Pra comemorar, fui atrás da trilha sonora do melhor guilty pleasure dos anos 90.




Obrigado pela preferência e volte sempre.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahh Gabriel, devo em nome de todos os leitores deste blog, pedir desculpas por nao ter lembrado da "data de aniversário" do seu blog. Mas temos um motivo, não uma desculpa. Ficamos tempo demais entretidos com tudo que escreve aqui, que ficamos sem atenção para o resto. parabéns pelo blog, ele é magnifico, e me identifico muito lendo ele. Nunca deixe de atualizar.
Parabéns e obrigada pelas histórias maravilhosas contidas nele.
By: Fernanda Cardoso

Esthéfane Moraes disse...

Já disse que acho tudo aquilo em Breaking Bad muito deprimente né? A pessoa chegar no seu limite, saber disso e ir ultrapassando mesmo assim como Walt tem feito é muito triste. Mas é emocionamente de ver, dá muito frio na barriga e eu tenho que admitir que torço por ele.

Esthéfane Moraes disse...

E parabéns, cê tem feito um ótimo trabalho aqui ;)