sexta-feira, 22 de abril de 2011

Forjando Analógicas


Há alguns meses, falei aqui sobre dois aplicativos da Apple que simulam uma câmera fotográfica analógica. Nunca tive a chance de usar nenhum deles, porque meu robusto iPod de primeira geração nem câmera tinha, mas essa semana as coisas mudaram. Dei muita aula, passei muita fome, mas consegui juntar dinheiro pra comprar um iPod novo. Com câmera. E o primeiro aplicativo que baixei foi o Hipstamatic (mentira, o segundo, porque o primeiro foi Angry Birds mesmo). Dois dias e 60 fotos depois, só consigo encontrar uma palavra pra descrever minha relação com esse programa: amor.

O Hipstamatic conta com várias lentes, filmes e flashes que reproduzem os efeitos das antigas toy cameras: câmeras baratas, feitas em sua maioria de plástico e com contraste e saturação acima da média. Segundo a Wikipédia, "muitos fotógrafos profissionais já usaram as toy cameras e seus estranhos efeitos óticos para tirarem fotografias vencedoras de prêmios". E os criadores são tão safados espertos, que criaram uma loja dentro do aplicativo, pra quem quiser adquirir novas lentes e acessórios. É claro que a gente não resiste e acaba com uma pequena falência a cada mês.

Ontem passei a tarde no zoológico e aproveitei pra experimentar todas as combinações de lentes possíveis, embora tenha usado muito a Helga Vinking, que tinha acabado de comprar. O mais legal é que a sua visualização prévia da foto (o que agora conhecemos como visor LCD) é de péssima qualidade e muitas vezes o resultado sai completamente diferente da sua intenção (o que, na verdade, é a graça de quase todas as analógicas). Tudo bem que, a cada três fotos, duas ficavam péssimas, mas algumas saíram tão interessantes que eu quase esqueci que estava lidando com um iPod Touch e comecei a procurar preço de revelação em laboratório.





6 comentários:

Gabriela P. disse...

Gabriel, que linda essa última foto!
A primeira e as últimas são minhas preferidas, mas a última, meuDeus!

Luiza disse...

Ai, esses aplicativos de fotografia são lindos! Agora outro que vc PRECISA é o 8mm! Sério, compre! Vc não vai se arrepender.

p.s. - lindas fotos! adorei a última!

Rafaella Soares disse...

Sou louca pra ter o iTouch novo por causa da câmera. Apesar de já ter o celular, nada melhor do que ter um programa pra melhorar minhas fotos. Alias, muito lindas as tuas =)

Beijos.

Ana Luísa disse...

Ai, eu estou babando nesse novo IPod Touch. Adorei suas fotos, ficaram mágicas mesmo! Essa coisa de simular foto antiga é uma delícia, pelo menos eu acho!
Beijos

Sofia Alves disse...

Nossa, adorei as fotos, principalmente esta última.
Um beijo!

Matheus Rufino disse...

Inveja mortal dessa câmera desse ipod. Muita mágoa por ter um da geração anterior =/