sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Falta que Faz um 3G


127 Horas conta a história de Aron Ralston, um alpinista que decide explorar as montanhas de Utah sozinho e acaba preso numa fenda, com uma pedra esmagando seu braço direito. Sem comida, água ou qualquer tipo de comunicação, ele não tem muitas opções. Então achei que, ou o filme seria muito curto, ou seria muito chato. Não foi nenhum dos dois.

Preso ali, naquela pedra, Aron faz o que dizem acontecer com todo ser humano à beira da morte: recapitula toda a sua vida. E a estrutura não é de um filme contado em flashbacks, como pode parecer. Não, Danny Boyle não é nada convencional. Ele faz uma montagem moderna, envolvendo passado, presente, futuro e ainda um plano da alucinação (sim, Nelson Rodrigues feelings). O resultado é um filme tenso e cheio de ação. Tudo bem que às vezes o ápice da ação é a tentativa de pegar o canivete que caiu no chão, usando um graveto.

A trilha sonora está muito bem colocada. É ela quem diz quando você deve se emocionar, se empolgar ou sofrer. Olha, e se tem uma coisa que eu fiz vendo esse filme, foi sofrer. Talvez porque sou muito sensível à dor dos outros, mas juro que ficava repetindo baixinho "não, por favor, não..." enquanto o filme passava. E James Franco soube transmitir essa dor como ninguém. Ele é mesmo forte candidato ao Oscar (acho que, se a Academia não estivesse devendo pro Colin Firth, o prêmio era dele).

Além de melhor ator, 127 Horas está indicado a melhor filme, roteiro adaptado, trilha sonora, canção original (If I Rise) e edição. Seria uma boa opção, premiar a edição de Jon Harris, já que o filme tem poucas chances nas outras categorias, mas ainda acho os cortes de câmera ousados demais pros senhores da Academia.

7 comentários:

Marlon disse...

Ainda não assisti esse filme, mas segundo as criticas do Rubens Ewald Filho(critico da minha confiança ;P) é muito bom. E tbm não dava pra esperar menos de Danny Boyle depois de 'Slumdog milionaire'...

Lari Reis disse...

Gabriel, meu caro Gabriel. Eu não gosto de dizer essas coisas, mas também não estou dizendo isso pra tentar fazer você me achar legal, ou sei lá. É só porque é verdade; você tem o dom de me deixar com vontade de ver filmes. HEHE

Ju B. disse...

Nossa, quero muito ver. Além do seu texto me deixar muito curiosa, a fato de ser um drama e baseado em fatos reais aumentou mais minha vontade.
Bjs.

Luiza disse...

Putz, eu tbm fiquei muito perturbada enquanto assistia 127 Hours. Tanto que nas horas mais fortes eu afastava o laptop pra não ver a cena tão de perto rs! :P
De qualquer forma, achei o filme excelente! Até agora assisti ele, Minhas Mães e Meu Pai e Rede Social. Desses, meu preferido fica sendo o protagonizado por James Franco. Jajá partirei para Black Swan, daí quem sabe minha opinião muda... :P

Francielle disse...

Pode parecer piegas, mas acho q não escapo disso qdo digo que seus textos são sensacionais. Li td mesmo e me marcou tanto qdo vc disse em um post q felicidade é obtida a base de ignorância e fluoxetina, pois não adianta tanta razão atualmente. beijossss! Obrigada!

Flávia Hardt Schreiner disse...

Ao contrário, a cada cena forte eu aproximava ainda mais a tela do PC para ver de perto! Achei o filme super psicodélico, com um trabalho arriscado e pesado de direção. Amei!

Matheus Rufino disse...

Se não me engano, é o único dos indicados ao Oscar de melhor filme de 2011 que ainda não vi. Não sei se foi por preguiça do Boyle pós-Slumdog ou se é coisa do acaso mesmo... mas acho que até o próximo Oscar consigo vê-lo, rs.